.

I Congresso Brasileiro dos Institutos Históricos e Geográficos (I CBIHGs)


1. Promoção: Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
IHGMG (CEM ANOS: 1907-2007)

2. Da organização e coordenação:

Comissão organizadora:
Comissão executiva: Sandra Loureiro de Freitas Reis (Coordenação Geral), Gilberto Madeira Peixoto, David Márcio Santos Rodrigues, Regina Almeida e Syllas Agostinho Ferreira (homenagem in memoriam).
Comissão de encargos especiais: Marco Aurélio Baggio, Fernando Xavier Brandão,
Herbert Sardinha Pinto, Ildefonso Silveira de Carvalho, Jairo Carvalhais Câmara,
Carlos Alberto Carvalhaes e José Renato de Castro César.
Colaboração: Wanderlino Arruda (IHGMC) e Gisele Guimarães de Oliveira (Secretária).
3. Local: Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

4. Período: 8 a 12 de outubro de 2007.
Período de atividades científicas do CBIHG´s: 8 a 11 de outubro de 2007 .
Atividades sócio-culturais (opcional): 12 de outubro

5. Objetivos:
Promover a integração cultural e administrativa dos IHG´s do Brasil na consecução de suas relevantes finalidades;

Promover o debate e a reflexão científica sobre a problemática sócio-político-cultural brasileira no que se refere às perspectivas históricas e geográficas nacionais;

Buscar soluções viáveis para os problemas detectados, tendo em vista oferecer ao governo brasileiro uma cooperação voluntária, sem fins lucrativos, especializada e competente;

Realizar intercâmbio científico e sócio-cultural, na difusão e permuta de publicações científicas de interesse comum;

Estudar a possibilidade de criação de uma ABIHG’s (Associação Brasileira de Institutos Históricos e Geográficos), como um fórum permanente de debates sobre a história e a geografia no Brasil, envolvendo questões culturais e ambientais;

Iniciar intercâmbio científico internacional com entidades congêneres existentes na América, Europa e demais continentes.


Programa

Temática geral: A função dos IHG´s no século XXI: a problemática da globalização, do meio ambiente e as perspectivas da produção cultural no novo século.

Dia 08 de outubro (segunda-feira)

9h: Acolhimento dos participantes (sede do IHGMG, à Rua dos Guajajaras, n. 1268, sobre-loja): esclarecimentos, instruções preliminares e constituição da Comissão Interinstitucional (composta de representação dos IHGs participantes do I CBIHGs) e encarregada de estudar paralelamente a proposta de criação e a Minuta do Estatuto da ABIHGs a serem votados em sessão especial, no dia 11 de outubro.

10h: Visita ao Palácio da Liberdade

14h30min às 16h30min: Visita orientada ao Arquivo Público Mineiro (Hemeroteca) para conhecimento das técnicas de recuperação de documentos antigos (Coordenação: Presidente Emérito Prof. Herbert Sardinha Pinto e Dr. Ildefonso Silveira de Carvalho).


19h30min: Abertura Oficial do I Congresso Brasileiro de IHG’s.
Apresentação do Conjunto de Câmera da Polícia Militar de Minas Gerais.
Conferência de Abertura: “Um modelo matemático da prospectiva tecnológica”
Ministro Professor Dr. José Israel Vargas
Coquetel.


Dia 09 de outubro (terça-feira)

9h às 12h: Mesa redonda: História, natureza e meio Ambiente.
(Professores Doutores Lucília Delgado de Almeida Neves e Efigênia Lage de Rezende).
Coordenação: Profa. Dra. Sandra Loureiro de Freitas Reis.

14h30min às 17h: Mesa-redonda: Brasil-Portugal: História, Geografia e Meio Ambiente. Representantes da Sociedade Portuguesa de História e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Coordenação: Dr. José Marques Correia Neves.

20h: Conferência do Sr. Vice-Governador do Estado de Minas Gerais Dr. Antônio Augusto Junho Anastásia sobre “O Plano mineiro de desenvolvimento integrado”.
.

Dia 10 de outubro (quarta-feira)

9h às 12h: Mesa redonda: Geografia, instrumento de renovação política e inovação tecnológica. Dr. João Francisco de Abreu (Pró-Reitor de Graduação e Pesquisa da PUC-MG); Dr. Gervásio Rodrigo Neves (Presidente do IHGRGS); Dr. Oswaldo Bueno Amorim Filho (Professor da PUC-MG).
Coordenação: Prof. David Márcio Santos Rodrigues, Diretor Geral do IGA (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

14h30min às 18h: Mesa redonda: A função dos IHGs no século XXI: Propostas concretas para o aperfeiçoamento institucional: Presidentes dos Institutos Históricos e Geográficos especialmente convidados. Coordenação: Dr. Gilberto Madeira Peixoto.

Dia 11 de outubro (quinta-feira)

9h às 10h30min: Reunião de grupos de trabalho constituídos espontaneamente por representantes dos IHG´s, para estudos, discussão de temática específica e elaboração de um documento final a constar do livro de Anais do I CBIHG’s.

10h30min às 12h: Apresentação das conclusões e propostas originadas das discussões dos grupos de trabalho (GT’s). Coordenação: Dr. Fernando Xavier Brandão

14h30min às 18h: Fundação da Associação Brasileira de Institutos Históricos e Geográficos (ABIHG’s) e eleição da primeira Diretoria da mesma Associação. Coordenação: Dr. Marco Aurélio Baggio.

Solenidade de Encerramento pela Presidência do IHGMG.


Lançamento de livros e distribuição dos Anais (em CD) com documentos enviados pelos IHG´s do Brasil.
Coquetel de Confraternização.


12 de outubro (sexta-feira)

7h às 17h (saídas): Excursão cultural opcional às capitais históricas de Minas Gerais (Mariana e Ouro Preto), incluídos o Concerto de órgão em Mariana e a visita ao Museu das Reduções (em Amarantina). Coordenação: Dra. Regina Almeida.